Dr. Wilson Aragão
Wilson Aragão é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , possui curso de Iniciação à Pesquisa pela Universidade Federal de Viçosa (1973), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) além de possuir, também, doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1989) . Além de ser pesquisador aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – 1973-2008, tem experiência na área de agronomia com ênfase tanto em melhoramento vegetal - atuando principalmente nas áreas de melhoramento genético do coqueiro, como coordenador dos projetos de hibridação do coqueiro, quanto em recursos genéticos de frutíferas nativas e leguminosas forrageira nativas. Desenvolveu na Embrapa e registrou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os seguintes híbridos intervarietais de coqueiro: BRS 001 (Anão Verde do Brasil de Jiqui - AVeBrJ x Gigante do Brasil da Praia do Forte - GBrPF), BRS 002 (Anão Amarelo do Brasil de Gramame x GBrPF) e BRS 003 (Anão Vermelho do Brasil de Gramame x GBrPF).
Também participou, efetivamente, através da parceria Embrapa/Emparn, do desenvolvimento e registro no MAPA, do híbrido de Jiqui (AVeBrJ x Gigante do Brasil de Jiqui).
Wilson Aragão tem participação em diversos projetos de pesquisa e possui trabalhos publicados em diversos periódicos indexados em território nacional e internacional, e nas diferentes formas de publicação da Embrapa, bem como resumos simples e expandidos em congressos de genética, melhoramento, fruticultura, produção animal, entre outros. Possui também livro publicado sobre o coqueiro, assim como diversos capítulos de livros publicados pela Embrapa e por outras instituições de ensino e pesquisa, nacionais ou internacionais.
CONSULTOR