top of page

NOTÍCIAS TECNOCOCO

Vantagens do Coqueiro Híbrido


A produção de sementes e mudas de coqueiro híbrido intervarietal anão verde x gigante do Brasil está sendo desenvolvida diretamente na Fazenda Pedra D’água, em um campo de matriz homogêneo de anão verde, implantado em uma área de 16,0 (dezsseis) ha. As mudas para formação do campo de matriz de anão verde foram adquiridas junto a produtor registrado na Entidade Certificadora e Registradora (MAPA). O híbrido comercial a ser obtido inicialmente é o resultante do cruzamento entre o Anão Verde do Brasil de Ponta de Seixas (A VeBrPS) x Gigante do Brasil de Praia do Forte – BA (GBrPF), comumente chamado híbrido do Conde.

O processo consiste na polinização artificialmente controlada das flores femininas do anão verde, por pólen de coqueiro gigante do Brasil de Praia do Forte.

O campo de matriz é homogêneo, isto é, todas as plantas são de anão verde, e com isolamento de 500 m de qualquer plantio de coqueiro adjacente, sendo implantadas barreiras de eucalipto e sansão do campo, para dificultar o trajeto de insetos polinizadores e disseminação do pólen pelo vento. Todo esse cuidado tem como objetivo a garantia da obtenção de sementes e mudas da geração F1, livre de qualquer contaminação de pólen de coqueirais próximos.

O coqueiro híbrido intervarietal anão x gigante, é uma cultivar de ampla utilidade comercial, podendo ser empregada para produções de água de coco e de fibras, e principalmente, para produção de polpa ou albúmen sólido. Os coqueiros híbridos iniciam a emissão de inflorescência com dois anos e meio a três anos e dois meses e a produção média são de 150 a 160 frutos/planta/ano, podendo, no entanto atingir produções mais altas de acordo com a aplicação de tecnologias.

O emprego do coqueiro híbrido pode oferecer diversas vantagens em relação aos parentais anãos e gigantes, em condições agro-ecológicas idéias de exploração:

Maior estabilidade de produção quando submetido a diferentes condições ambientais;

Ampla utilidade do fruto – uso in natura (culinária e água de coco) e emprego agroindustrial (alimentos, água de coco, saboaria, detergentes, fibras para estofados e ração animal, entre outros);

Fruto de tamanho médio de acordo com a exigência do mercado;

Maior produtividade de polpa – pode produzir media entre 8,5 a 9,5t/há de polpa enquanto o gigante 5.000 a 7.0001/ha e produtividade igual ao dos anões;

Maior estabilidade de preço no ano, devido a sua ampla utilidade.

O imóvel apresenta um laboratório para realizar todo o processo de secagem e conservação do pólen, armazenamento de material, equipamentos e ferramentas utilizadas na emasculação e polinização.

Para o germinadouro dimensionamos uma área de 1,0 ha, sendo o local de germinação das sementes, onde após 6 meses deverão ser comercializadas.

Abaixo listamos as etapas do processo de produção de sementes e mudas de coqueiro híbrido consiste em:

> Campo de Matrizes de plantas anãs

> Campo de Matrizes de plantas gigantes

> Coleta de pólen dos coqueiros gigantes

> Tratamento do pólen

> Emasculação nas plantas anãs

> Polinização nas plantas anãs

> Colheita das sementes

> Enleiramento das sementes no germinadouro

> Comercialização das mudas

bottom of page